COVID-19
Acesso à Informação
Portal de Serviços
Prefeitura de São José do Peixe faz povoamento de lagoas e açudes com 20 mil alevinos
Prefeitura - 05 de Fevereiro de 2018 - 09:27:10
Prefeitura de São José do Peixe faz povoamento de lagoas e açudes com 20 mil alevinos
A Prefeitura de São José do Peixe, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, que tem à frente o secretário Francisco José de Carvalho, realizou na tarde desta quinta-feira, 01/02, o povoamento das principais lagoas e açudes da zona rural do município com 20 mil alevinos de tambatinga, uma espécie resultado do cruzamento induzido do tambaqui com pirapitinga.
O Prefeito Valdemar Santos(PMDB) afirma que com essa ação, a Prefeitura objetiva resgatar a atividade de piscicultura, que é de grande importância para o município. “São José do Peixe já foi um celeiro produtor de peixes, onde tinha no passado a feira do peixe, tradição que vem desde o surgimento do povoado. A piscicultura é uma atividade de pequeno investimento, mas de grande retorno. Destacando que o peixe é uma alimentação saudável recomendada pelos melhores nutricionistas do país.” – Diz o Prefeito Valdemar Santos, que participou da ação de povoamento, juntamente com o vice-prefeito Lindon Átila, vereador Odir Silva e membros de seu secretariado.
O gestor municipal acredita que nos próximos doze meses, os alevinos de tambatinga estejam pesando em torno de dois quilos. Será uma grande conquista para o resgate da piscicultura local, tendo em vista que o grande período de estiagem, que o município enfrentou, praticamente dizimou esta atividade tradicional no município.
Os vinte mil alevinos foram adquiridos juntos à Secretaria de Desenvolvimento Rural(SDR) em Teresina, recebidos no local de produção, que fica em Nazária, trazidos adequadamente e no mesmo dia a São José do Peixe e distribuídos nas seguintes lagoas e açudes: Na lagoa do assentamento Serra, Barragem da Conceição na região da Roça de Baixa, Açude do BEC na comunidade Altos, contemplando a Família Martins e demais moradores e no açude da Fazenda São Luís de propriedade do agropecuarista Gonzaga de Menzô.
